Vasco e Corinthians Recorrem Após Mudança de Datas na Copa do Brasil
Vasco e Corinthians entraram com Medidas Inominadas no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a alteração da data
Vasco e Corinthians entraram com Medidas Inominadas no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a alteração da data dos jogos de volta da Copa do Brasil na última segunda-feira (30). Os clubes entendem que a alteração das datas fere disposições presentes na Lei Geral dos Esportes e ao Regulamento Geral de Competições (RGC). As informações são do portal GE e do site oficial do STJD.
A CBF emitiu um ofício que alterou as datas dos jogos de volta de 17/10 para 19/10 entre Vasco e Atlético-MG, e 20/10 entre Corinthians x Flamengo. De acordo com a entidade, a alteração se deu após a definição das quartas de final da Copa Libertadores e Sul-americana. Com a definição das partidas de semifinal por meio do calendário da CONMEBOL, a CBF não conseguiria manter as partidas de volta da Copa do Brasil no dia 17, conforme originalmente programado.
No entanto, para os clubes Vasco e Corinthians, a alteração datas fere disposições presentes na Lei Geral dos Esportes e ao RGC. Em nota, o Corinthians demonstra peocupação com a integridade do Brasileirão e Copa do Brasil, além de afirmar que “alterar as datas da semifinal da Copa do Brasil desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições.”
O Vasco entende que Atlético-MG e Flamengo seriam beneficiados com a troca das datas e por isso seguiu com a ação inominada no STJD. A equipe ainda emitiu uma nota “reafirmando seu compromisso com o respeito às normas e à isonomia no futebol nacional.” Para o Vasco, a mudança das datas viola o Artigo 14 do RGC.
Semifinais da Copa do Brasil
O Atlético-MG vem em busca de seu quarto título, mas primeiro precisa passar pelo Vasco nesta semifinal. Do outro lado, Flamengo e Corinthians, protagonistas da final da Copa do Brasil em 2022, se enfrentam em busca de mais uma final.
O Flamengo é o maior vencedor entre os semifinalistas, com quatro conquistas (1990, 2006, 2013 e 2022). Em seguida a lista tem o Corinthians com três conquistas (1995, 2002 e 2009). O Atlético-MG tem duas conquistas (2014 e 2021). E por fim, o caçula Vasco tem apenas um título de Copa do Brasil, conquistado em 2011.
Confira as principais notícias do esporte em nosso site!