Palmeiras x Chelsea: O que Esperar da Partida
O confronto entre Palmeiras x Chelsea marca mais uma rodada do Mundial de Clubes da FIFA! Veja o que

O confronto entre Palmeiras x Chelsea será disputado nesta sexta-feira (04) às 22:00 (horário de Brasília). A partida será válida pelo Mundial de Clubes e será disputada no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Estados Unidos. A transmissão será realizada pelas plataformas de streaming Prime Video, Disney+ e Globoplay, além do canal CazéTV no YouTube e os canais SporTV e Globo na televisão.
O Palmeiras chega bem após uma campanha consistente no Mundial, marcada pela solidez defensiva da equipe. Por outro lado, o Chelsea também chega com moral, mas o forte dos londrinos é o ataque.
Neste texto nós vamos analisar como joga cada equipe e o que esperar da partida! Vamos lá!
Como Joga o Palmeiras
Antes de tudo, o Palmeiras de Abel Ferreira é um time conhecido por sua organização tática e capacidade de adaptação durante as partidas. A equipe costuma variar entre os esquemas 4–2–3–1 e 3–5–2, dependendo do adversário e das circunstâncias do jogo.
A saída de bola é trabalhada com os zagueiros e laterais, muitas vezes formando uma linha de três na primeira fase de construção. No meio-campo, o Palmeiras busca a superioridade numérica ao atrair a marcação adversária para criar espaços.
Sem a bola, o time explora dinâmicas de “perde-pressiona”, marcando alto para recuperar a bola. Esse comportamento coletivo garante compactação e intensidade durante os 90 minutos.
E então, ofensivamente, o time conta com jogadores dinâmicos e versáteis na faixa final. A começar por Raphael Veiga, um falso ponta pela esquerda, que recua para organizar o jogo. O jovem Estêvão, por sua vez, é uma peça criativa pelo lado direito, com dribles curtos e visão de jogo. Finalmente, o ataque ainda conta com Vitor Roque, o tigrinho, na zona ofensiva.

Enquanto o ataque busca criar jogadas rápidas e bem trabalhadas com a qualidade dos meias e velocidade dos pontas, a defesa é compacta e física. Sendo assim, a prioridade é não tomar gols, para depois sair em velocidade.
Veja também!
Como Joga o Chelsea
Por outro lado, o Chelsea de Enzo Maresca é um time com características puramente “guardiolistas”, priorizando sempre ter a posse de bola e o jogo coletivo. Sua formação preferida é o 4-2-3-1. No entanto, com a bola no pé a equipe passa a atuar em um 3-2-4-1 ou 3-1-5-1.
A posse de bola é prioridade para os Blues, e a saída de bola é trabalhada com inteligência, utilizando principalmente triangulações curtas e aproximação dos jogadores, que tocam a bola com paciência e vão criando espaços. Já do meio para a frente, a equipe busca usar a criatividade e o jogo coletivo com Palmer e Enzo Fernández para criar oportunidades de passes e surpreender a marcação adversária com a correria dos pontas, além de os laterais ajudarem bastante na construção, enquanto o direito fecha como terceiro zagueiro e o esquerdo sobe ao ataque.

Apesar de priorizar ter sempre a bola para criar oportunidades, o Chelsea pressiona alto em alguns momentos e busca dificultar a saída de bola dos adversários. Quando estes passam do meio-campo, a equipe adota um bloco de marcação médio, sem pressionar muito e buscando fechar bem a casinha e recuperar a posse de bola o quanto antes.
Em um elenco de tanta qualidade, vale a pena destacar as figuras do meia Cole Palmer, do médio Enzo Fernández e dos zagueiros Chalobah, Colwill e Adarabioyo, que são sólidos e com bons passes.
Conclusão – O que Esperar da Partida
Por fim, o estilo de jogo das equipes é bastante distinto. Enquanto o Palmeiras deve marcar mais baixo e aproveitar os contra-ataques, o Chelsea deve querer a bola a todo momento, mesmo que a construção tenha um ritmo mais lento. Sendo assim, são estilos contrastantes e que prometem um bom jogo entre Palmeiras x Chelsea. No entanto, o Chelsea chega com um leve favoritismo pela qualidade de seu elenco.
Veja os melhores palpites, notícias e análises esportivas para o Mundial de Clubes da FIFA pela Aposta Real!